15 de novembro de 2024

Como Crescer um Grupo no Facebook | Está tendo problemas para fazer crescer seu grupo no Facebook? Ou você está prestes a criar um, mas não tem ideia de como promovê-lo efetivamente?

Com mais de 2 bilhões de usuários ativos por mês, dos quais 1 bilhão são membros de vários grupos, o Facebook é uma mina de ouro de marketing.

Embora ter uma página no Facebook seja uma obrigação para qualquer empresa de marketing, este mastodonte da mídia social tem recentemente investido fortemente em grupos no Facebook, introduzindo várias novas características e ferramentas que podem ajudá-lo a alcançar novos públicos e fazer crescer sua comunidade muito rapidamente. Confira os detalhes de como crescer um grupo no Facebook em nosso site.

Como Crescer um Grupo no Facebook

Um grupo do Facebook permite a você:

  • Promover sua marca de forma eficaz e bastante barata
  • Alcance mais pessoas que provavelmente se tornarão seus clientes
  • Envolva seu público em um nível mais pessoal
  • Participar de discussões pessoais com os membros e obter feedback valioso
  • Ganhe conhecimentos inestimáveis sobre como melhorar seu conteúdo/marca/produto/serviços

Entretanto, a simples criação de um grupo no Facebook para seu negócio não atrairá magicamente seu público-alvo e os transformará em seus clientes. É aqui que entra em jogo a implementação da estratégia correta de crescimento e promoção.

Leia Mais: Como Crescer no Instagram

Determine seu Objetivo

Nada neste mundo deveria existir sem um propósito. É a forma mais miserável de existência, e não queremos que seu grupo do Facebook seja miserável, não é mesmo? Portanto, o primeiro passo de como crescer um grupo no Facebook é ter um objetivo único.

Isto o ajudará a encontrar mais facilmente seu público-alvo e o ajudará a determinar o tipo exato de interação e relacionamento que você deseja ter com seus membros, ou que eles tenham entre si.

Somente então você será capaz de criar um ambiente proposital onde clientes com os mesmos interesses possam interagir adequadamente uns com os outros e trabalhar juntos para um objetivo maior – a construção de uma comunidade melhor e mais forte.

E para fazer isso, você precisa ser capaz de responder algumas (ou todas) das seguintes perguntas:

  • Qual é o seu nicho?
  • Você quer que seu grupo responda a algumas perguntas?
  • Em caso afirmativo, perguntas sobre o quê?
  • Você usará seu grupo para promover um serviço? Ou um produto?
  • Você procura feedback de seus clientes?
  • Como você usará esse feedback para melhorar seu negócio?
  • Como você planeja conquistar mais clientes usando esta comunidade?

Tantas perguntas, tão pouco tempo.

Crie a comunidade certa

Quando você souber qual deve ser o objetivo de seu grupo do Facebook, é hora de começar a criar o tipo certo de sociedade. Primeiro, certifique-se de escolher o tipo de seu grupo em termos de abertura.

Será um grupo público, fechado ou secreto?

Esta decisão será diretamente influenciada pelo passo anterior, e se você quiser realmente aprender como crescer um grupo no Facebook o mais rápido possível, sugerimos que escolha a opção pública, pois desta forma será muito mais fácil para o seu público alvo alcançá-lo e, esperamos, juntar-se ao seu plantel.

Promova seu grupo no Facebook para as pessoas certas

Se você quiser construir uma comunidade em rápido crescimento que seja saudável e não se dissipe em um curto período de tempo, você deve ter muitos indivíduos com os mesmos interesses interagindo uns com os outros, mantendo seus postos engajados e ativos. Para fazer isso, você deve ser capaz de encontrar essas pessoas e fazê-las se juntar à sua sociedade.

Há várias maneiras de alcançar seus futuros membros e fazê-los ingressar em sua sociedade:

  • Sua página FB: Se você já tem uma página no Facebook para sua marca, o primeiro passo é usar essa página para anunciar sua nova comunidade. Esta é uma das formas mais potentes e rápidas de ganhar tração inicial.
  • Convite simples: Você pode ir à escola antiga e enviar convites para as pessoas de sua lista de correio ou de sua lista de amigos, e pedir-lhes que espalhem a palavra e promovam sua página para seus amigos que possam estar interessados em sua marca.

NOTA: É por isso que você quer tornar o propósito de seu grupo o mais claro possível para que seus futuros membros saibam do que você se trata desde o início.

  • Promoção cruzada: Encontre grupos similares no Facebook ou em outras plataformas de mídia social e pergunte a eles se eles estão dispostos a promover o intercâmbio. Esta pode ser uma estratégia extremamente eficaz para construir rapidamente seu público, você só precisa encontrar os grupos certos para lançar esta ideia.
  • Links: Certifique-se sempre de inserir o link que leva ao seu grupo do Facebook em seus: boletins informativos, barras de ícones, assinaturas de e-mail, biografia do LinkedIn… onde quer que você ache que possa ser útil em termos de promoção.

Conteúdo

O conteúdo de qualidade deve ser o elemento fundamental do seu grupo do Facebook. Somente com o conteúdo original certo você será capaz de construir uma sociedade saudável que cresça organicamente, tenha valor e se mantenha engajado.

Criar conteúdo original é uma obrigação, mas certifique-se de não se desviar de postar e compartilhar conteúdo atraente e envolvente de outras fontes também.

À medida que seu grupo cresce, acompanhe as métricas, descubra que tipo de conteúdo funciona melhor para seus membros e pivô suas postagens nessa direção geral. A localização desse ponto doce de conteúdo incentivará conversas e interação entre os membros de seu grupo e os incentivará a compartilhá-lo além de sua comunidade. (Mas mais sobre isso mais adiante no artigo)

Envolva-se diariamente com os membros de seu grupo

Descubra qual é a melhor hora do dia para seus membros (quando a maioria deles está online) e tente publicar seu melhor conteúdo então. A maioria dos usuários está online por volta das 11h e 19h, mas isso pode variar um pouco, no entanto.

Certifique-se de permanecer bem organizado e manter sua atividade consistente, agendando suas postagens via Facebook (você também pode usar uma das muitas ferramentas de agendamento de mídia social disponíveis on-line).

A interação diária é fundamental para manter seu grupo do Facebook vivo e em crescimento. Os administradores do seu grupo devem manter o éter embalado com interação e engajamento regulares e positivos.

Não seja preguiçoso demais para gostar e comentar as postagens de seus membros regularmente e certifique-se de responder a maioria.

Cresça seu grupo no Facebook usando Anúncios

Como Mark Zuckerberg disse recentemente (enquanto tentava explicar aos senadores como funciona a internet) – Nós veiculamos anúncios. Os anúncios no Facebook são uma enorme oportunidade para promover facilmente e relativamente baratos sua comunidade e alcançar novos membros.

Veja como fazer isso em 2 passos simples:

1) Vá ao Gerente de Anúncios do Facebook, escolha um nome divertido para sua campanha de anúncios no Facebook e selecione Page Likes como meta. NOTA: assumimos que você já tenha uma página FB.

2) Defina o público único que você deseja atingir. Esta etapa é crucial, pois aqui você está definindo quem vai ver seu anúncio em seu feed de notícias. Para configurar seu público único, você precisa fazê-lo:

  • Insira os locais que você quer atingir
  • Escolha os interesses de seu público: há também sugestões para isso, o que pode ser uma forma útil de apresentar interesses que você não pode pensar no local
  • Clique em Save Audience (Salvar público)
  • Promova!

Conclusão

Aprender como crescer um grupo no Facebook é a parte fácil. Torná-lo bem-sucedido e conseguir um crescimento rápido é o que separa os homens dos meninos.

É aqui que entra em jogo uma estratégia de marketing potente, conteúdo de qualidade e inovação. E certifique-se de não desistir facilmente. Se seu grupo não começou a evoluir no ritmo que você previu, dê alguns passos atrás, revisite todas as ações que você tomou.