{"id":471,"date":"2022-10-28T17:08:19","date_gmt":"2022-10-28T20:08:19","guid":{"rendered":"https:\/\/prodesignsites.com.br\/?p=471"},"modified":"2022-10-28T17:08:20","modified_gmt":"2022-10-28T20:08:20","slug":"como-criar-um-infografico-em-5-passos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/prodesignsites.com.br\/como-criar-um-infografico-em-5-passos\/","title":{"rendered":"Como criar um infogr\u00e1fico em 5 passos"},"content":{"rendered":"\n

Infogr\u00e1fico<\/strong> \u00e9 um conte\u00fado did\u00e1tico que junta v\u00e1rios dados essenciais textuais e visuais, como imagens, textos, gr\u00e1ficos e ilustra\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m de, tamb\u00e9m, diversos outros elementos importantes em uma ferramenta t\u00e3o rica e que pode ser usada por diversos setores do mercado atual.<\/p>\n\n\n\n

\u00c9 uma ferramenta que apresenta alguns conte\u00fados de forma bem explicativa. \u00c9 muito bem usado para mostrar dados estat\u00edsticos, ou mostrar, por exemplo, quantos piano de cauda pequeno<\/strong><\/a> uma empresa desse ramo deve vender.<\/p>\n\n\n\n

Desde a \u00e9poca em que os infogr\u00e1ficos come\u00e7aram na cena do design gr\u00e1fico, h\u00e1 mais ou menos dez anos, eles se tornaram um apetrecho b\u00e1sico \u00e0 comunica\u00e7\u00e3o em salas de aula, ao espa\u00e7o de trabalho e a toda a web. <\/p>\n\n\n\n

Ele \u00e9 um recurso e \u00e9 uma ferramenta que facilita a exposi\u00e7\u00e3o e a mensura\u00e7\u00e3o de dados variados e complexos.<\/p>\n\n\n\n

O desenvolvimento de infogr\u00e1ficos pode-se mostrar um desafio a quem o faz, afinal \u00e9 exigido juntar ao design atrativo um conte\u00fado de muita qualidade. Por\u00e9m, n\u00e3o h\u00e1 com o que se preocupar, pois \u00e9 muito mais f\u00e1cil do que se parece.<\/p>\n\n\n\n

Mas para que um indiv\u00edduo seja capaz de descobrir os mist\u00e9rios por tr\u00e1s da cria\u00e7\u00e3o de um infogr\u00e1fico, \u00e9 necess\u00e1rio, primeiramente, entender por que eles acabaram se tornando uma tend\u00eancia mesmo a neg\u00f3cios de roupa de ciclismo castelli<\/strong><\/a>.<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A utiliza\u00e7\u00e3o e o compartilhamento dessa ferramenta aumentou exponencialmente nos \u00faltimos anos, e mais exatamente no ano de 2011, quando as procuras pelo assunto aumentaram cerca de 800%.<\/p>\n\n\n\n

A raz\u00e3o para que isso tenha acontecido foi a percep\u00e7\u00e3o de que, em espa\u00e7os digitais, destacam-se os conte\u00fados mais diretos e f\u00e1ceis de serem absorvidos pelo p\u00fablico que consome os assuntos de uma determinada p\u00e1gina, site ou perfil nas redes.<\/p>\n\n\n\n

Depois dessa descoberta, o infogr\u00e1fico se tornou uma prioridade em v\u00e1rias estrat\u00e9gias de Marketing Digital. Os infogr\u00e1ficos t\u00eam 30 vezes mais possibilidades de serem lidos se comparados a textos corridos.<\/p>\n\n\n\n

Com isso, \u00e9 poss\u00edvel perceber o quanto tem mudado o gosto das pessoas com o passar do tempo. De fato, a leitura hoje \u00e9 um ato a que muitas vezes as pessoas renunciam dando predile\u00e7\u00e3o ao consumo de coisas que t\u00eam uma absor\u00e7\u00e3o mais f\u00e1cil.<\/p>\n\n\n\n

Conceito de infogr\u00e1fico<\/h2>\n\n\n\n

Os infogr\u00e1ficos s\u00e3o elementos visuais que usam tanto textos verbais como n\u00e3o verbais, que devem variar entre imagens, ilustra\u00e7\u00f5es, pictogramas e outras representa\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Trata-se de um conjunto que alia textos a itens visuais e ao design; conjunto no qual um finaliza o outro com a meta de sempre se ajustar \u00e0 compreens\u00e3o do leitor.<\/p>\n\n\n\n

Por isso, n\u00e3o pense que s\u00f3 os dados m\u00e9tricos s\u00e3o respons\u00e1veis por passar o conhecimento, uma vez que todos os elementos s\u00e3o vitais \u00e0 boa constitui\u00e7\u00e3o de um infogr\u00e1fico.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00e1tica, v\u00ea-se infogr\u00e1ficos em variados meios de comunica\u00e7\u00e3o presentes no nosso dia a dia. Em um jornal que \u00e9 lido no decorrer do caf\u00e9 da manh\u00e3, nos notici\u00e1rios, livros e de modo central na internet.<\/p>\n\n\n\n

A internet \u00e9 criada por meio de dados, e quando s\u00e3o dados que queremos transmitir, n\u00e3o \u00e9 interessante repass\u00e1-los de uma maneira muito preciosista ou complexa. E por isso os infogr\u00e1ficos s\u00e3o a solu\u00e7\u00e3o precisa \u00e0 informa\u00e7\u00e3o e \u00e0 angaria\u00e7\u00e3o da aten\u00e7\u00e3o do usu\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

A import\u00e2ncia de um infogr\u00e1fico<\/h2>\n\n\n\n

Os infogr\u00e1ficos s\u00e3o um modelo de comunica\u00e7\u00e3o que usa elementos visuais que n\u00e3o s\u00f3 atrai o p\u00fablico \u00e1vido de informa\u00e7\u00f5es, mas tamb\u00e9m auxilia a compreens\u00e3o e a reten\u00e7\u00e3o de conhecimento.<\/p>\n\n\n\n

\u00c9 poss\u00edvel recorrer \u00e0 utiliza\u00e7\u00e3o de infogr\u00e1ficos para comunicar agilmente uma mensagem, facilitar a apresenta\u00e7\u00e3o de grandes volumes de dados, ver padr\u00f5es e conex\u00f5es de dados e acompanhar modifica\u00e7\u00f5es em vari\u00e1veis ao longo do tempo.<\/p>\n\n\n\n

Basta ver: infogr\u00e1ficos s\u00e3o abundantes em espa\u00e7os p\u00fablicos, sinais de tr\u00e2nsito, mapas de metr\u00f4, partituras e mapas climatol\u00f3gicos. Estes s\u00e3o exemplos entre um grande volume de possibilidades.<\/p>\n\n\n\n

Mas \u00e9 necess\u00e1rio ter cuidado ao desenvolver infogr\u00e1ficos, pois aqueles que n\u00e3o conseguem ser explicativos s\u00e3o meras imagens que falham no seu objetivo de comunicar dados.<\/p>\n\n\n\n

Sendo assim, \u00e9 evidente que a compreens\u00e3o \u00e9 um dos principais atributos desses instrumentos de comunica\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u00c9 necess\u00e1rio avaliar o que cada infogr\u00e1fico est\u00e1 tentando dizer antes de se poder criar as melhores pr\u00e1ticas para sua aplica\u00e7\u00e3o. Por defini\u00e7\u00e3o, todos os gr\u00e1ficos de dados t\u00eam como foco comunicar algumas informa\u00e7\u00f5es. <\/p>\n\n\n\n

O que diferencia \u00e9 como faz\u00ea-lo, e compreender esse objetivo \u00e9 o que vai determinar as prioridades de um gr\u00e1fico e como ser\u00e1 a abordagem de cada um dos projetos.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, n\u00e3o \u00e9 o suficiente s\u00f3 transmitir um dado. Deve-se, tamb\u00e9m, tornar o infogr\u00e1fico visualmente atrativo aos leitores. <\/p>\n\n\n\n

H\u00e1 in\u00fameras formas de fazer isso, como, por exemplo, utilizando iconografia representativa, met\u00e1fora imaginativa ou mecanismos importantes de enquadramento decorativo. Todas s\u00e3o ferramentas fortes para passar a sua mensagem.<\/p>\n\n\n\n

\u00c9 necess\u00e1rio que os dados e a identidade visual da imagem se comuniquem entre eles. A cria\u00e7\u00e3o dos itens decorativos e ilustrativos vai variar com base na aplica\u00e7\u00e3o e uso.<\/p>\n\n\n\n

Por fim, \u00e9 necess\u00e1rio ressaltar que um dos principais benef\u00edcios da utiliza\u00e7\u00e3o de infogr\u00e1ficos na comunica\u00e7\u00e3o \u00e9 a capacidade de auxiliar a reten\u00e7\u00e3o de informa\u00e7\u00f5es, pois os gr\u00e1ficos t\u00eam a capacidade de estender o alcance dos nossos sistemas de compreens\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n

Nosso c\u00e9rebro realiza isso de forma instant\u00e2nea e constantemente recorrendo a dados n\u00e3o visuais armazenados em nosso c\u00e9rebro. <\/p>\n\n\n\n

O c\u00e9rebro humano pode lembrar de s\u00edmbolos, cenas e padr\u00f5es familiares, possibilitando fazer liga\u00e7\u00f5es \u00e1geis com as informa\u00e7\u00f5es j\u00e1 bem armazenadas. Ele pode, tamb\u00e9m, entender rapidamente o que est\u00e1 sendo visualizado. <\/p>\n\n\n\n

Por isso, infogr\u00e1ficos se relacionam t\u00e3o bem com o p\u00fablico. Ele n\u00e3o \u00e9 isento de dificuldades de compreens\u00e3o, mas as suas caracter\u00edsticas visuais evidentes o transformam em um conte\u00fado de mais f\u00e1cil assimila\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u00c9 importante lembrar que o foco \u00e9 tornar o conte\u00fado mais interessante ao cliente e, claro, divulgar a sua marca a esse p\u00fablico. Essa \u00e9 a coisa mais significante.<\/p>\n\n\n\n

Elementos usados<\/h2>\n\n\n\n

Para o desenvolvimento de infogr\u00e1ficos, alguns elementos visuais podem ser utilizados. Infogr\u00e1ficos utilizam linguagens visuais variadas com o foco de transmitir dados de forma clara e acelerada. A seguir, veja quais s\u00e3o e quando utilizar estas linguagens:<\/p>\n\n\n\n

Linguagem verbal<\/h3>\n\n\n\n

Utiliza-se a linguagem verbal quando a representa\u00e7\u00e3o gr\u00e1fica de um dos elementos do infogr\u00e1fico se torna muito dif\u00edcil ou simplesmente menos eficaz. <\/p>\n\n\n\n

Por exemplo, para explicar sobre o uso de uma maleta expositor de \u00f3culos<\/strong><\/a>. Caso algo seja dif\u00edcil de explicar, a linguagem verbal pode ser utilizada complementarmente.<\/p>\n\n\n\n

Em vez de se assumir o risco de tentar mostrar algo que pode ser mal compreendido, utiliza-se a palavra que exerce melhor a fun\u00e7\u00e3o, e isso pode ser um texto escrito ou at\u00e9 falado.<\/p>\n\n\n\n

Linguagem esquem\u00e1tica<\/h3>\n\n\n\n

Nesse tipo, podem-se encontrar elementos que exibem conceitos abstratos, como setas mostrando dire\u00e7\u00f5es e demais itens que indiquem movimento<\/p>\n\n\n\n

Linguagem pict\u00f3rica<\/h3>\n\n\n\n

A linguagem pict\u00f3rica alcan\u00e7a representa\u00e7\u00f5es mais literais de itens concretos do mundo f\u00edsico. Devem ser representa\u00e7\u00f5es fotogr\u00e1ficas e realistas, por\u00e9m tamb\u00e9m podem ser representa\u00e7\u00f5es imaginativas bem sint\u00e9ticas e ic\u00f4nicas.<\/p>\n\n\n\n

Por que utilizar infogr\u00e1ficos?<\/h2>\n\n\n\n

Os infogr\u00e1ficos s\u00e3o bons para facilitar a digest\u00e3o de dados complexos. Eles podem ser muito \u00fateis sempre que algu\u00e9m quiser:<\/p>\n\n\n\n