14 de novembro de 2024

O CTR ( Click Through Rate) ou se preferir, taxa de cliques, é uma das ferramentas mais utilizadas para monitorar o Marketing Digital. Ele é o responsável por te disponibilizar a quantidade de cliques que um determinado anúncio possui. Por isso aumentar o CTR no Google é importante, quanto mais acesso tiver seu link, maior será sua porcentagem de busca, ótimo para seu planejamento.

A principal dúvida é em como aumentar o CTR, para isso, é necessário a criação de campanhas que sejam atrativas ao público, consequentemente seu número de cliques será maior. 

Antes de tudo, a dica é pensar em seus visitantes, ou seja, ter como foco principal quais são suas necessidades e o que eles desejam. Isso vale tanto para campanhas no Social Ads, quanto no Google Ads. Se você tem dúvidas nessas duas ferramentas, vou te dar dicas de como elas podem aumentar o CTR no Google.

Social Ads

O Social Ads, são os anúncios que podem ser configurados nas redes sociais. Ou seja, permite que as empresas interessadas em divulgar anúncios, comprem espaço nessas redes, mostrando sua campanha aos seus usuários. As redes sociais mais utilizadas são: Facebook. Instagram, Linkedin e Twitter. Elas facilitam a divulgação dos anúncios por serem apps bastante frequentados pelas pessoas.

São mostrados anúncios personalizados para cada uma, isso permite que alcance um público específico, se baseando em dados como: idade, gênero, pessoas as quais você segue etc; com isso a empresa consegue planejar estratégias realmente úteis para cada público e direcioná-las às pessoas certas.

Vale ressaltar, que as empresas só pagam pelo anúncio se as pessoas o visualizarem ou reagirem a ele. Para facilitar seu entendimento, abaixo vou trazer os dois aplicativos mais procurados pelas empresas e como cada um trabalha para a divulgação dos anúncios.

  • Facebook

Sendo a rede mais popular do mundo, possuindo mais de 2 bilhões de usuários, o Facebook é uma excelente ferramenta para quem busca o maior número de pessoas. O necessário é que sua empresa tenha uma página criada no aplicativo, para assim ter acesso ao Gerenciador de Anúncios da ferramenta. 

Outra informação importante, é selecionar qual público alvo você quer destacar seu anúncio, o seu objetivo, o quanto de custo será implantado, e o formato no qual deseja exibir. 

A ferramenta disponibiliza uma análise dos dados, se acaso o seu CRT for baixo, é possível alterar o anúncio, mesmo  ele estando em andamento.

  • Instagram

O Instagram é o aplicativo mais procurado por empresas que apelam para campanhas mais visuais, por ser uma ferramenta destinada à publicação de fotos. Você tem a opção de trabalhar com imagens criativas, apelando a textos de forte impacto ao público. Assim, suas chances de conseguir aumentar o CTR no Google é grande. As possibilidades disponíveis para a divulgação do aplicativo é pela criação de stories, fotos, vídeos, carrossel e coleção de produtos.

O Google Ads é uma das ferramentas que mais traz vantagens, se tratando de uma mídia paga. O destaque dessa plataforma é que ela consegue alcançar um número maior de pessoas, por estar presente por toda Internet.

Em outras palavras, ela é a ferramenta de divulgação do Google, anteriormente tendo como nome Google Adwords. Ela permite desde a criação ao gerenciamento de anúncios,  que são disponíveis pela própria plataforma, onde você consegue, com precisão, definir um público alvo para suas campanhas. 

Portanto, irá aumentar o CTR no Google, tornando o seu investimento mais eficaz. Vale lembrar, que o investimento é escolha do  anunciante, tendo a opção de ajustar a campanha, caso o seu CTR esteja baixo. Para evitar este problema, segue abaixo a dica  de como manter seu CTR alto.

Dica de como aumentar o CTR no Google

Uma ótima opção é você optar por criar dois anúncios, com as mesmas palavras – chave, a única diferença vai ser a distinção das fotos na campanha. Com essa técnica, você vai ter acesso a qual delas possui um CTR maior, te dando um “norte” a qual caminho seguir.

Para você saber se o CTR de sua campanha está alto ou baixo, basta dividir o número de cliques / número de visualizações x 1000 (vezes mil), com isso terá acesso a porcentagem de seu CTR.