6 etapas para criar um plano de marketing digital que você precisa estudar
O importante em se fazer negócios na era digital não deve ser esquecido. “Plano de Marketing Digital”: Administrar um negócio requer planejamento, pensamento e compreensão do negócio. Incluir conhecimento em Marketing Digital tornará seu negócio mais estável.
Um Plano de marketing digital é um documento compartilhado para todos os planos de campanhas de marketing digital. E um plano de ação consistindo em:
- Objetivos de negócios de curto, médio e longo prazo
- Estratégias para atingir objetivos digitais
- Canal selecionado
- Plano de ação e plano de desenvolvimento
- investimento e orçamento
- Linha do tempo e roteiro
O Plano de Marketing Digital requer várias considerações: SEO, Analytics (Análise), Posicionamento na Web (Posicionamento em Site), Estratégias, Mídias Sociais e Metas (Objetivos).
6 etapas para criar um plano de marketing digital
Etapa 1: Defina sua marca
Visando o sucesso com o Plano de Marketing Digital, você precisa definir claramente a identidade do seu negócio. Quais produtos são usados para competir com os concorrentes? o que é importante entender que a sua empresa está interessada no mercado? Qual é a identidade da sua empresa? Crie Pontos de Venda Únicos (USPs) para que seus clientes realmente entendam sua marca.
Todos esses fatores são importantes para o seu negócio. Além disso, facilita a seleção das equipes, a vantagem dos USPs é a imagem de sua marca e os deixa confiantes em relação à concorrência.
Além do seu ponto de venda, você deseja definir a identidade da sua marca. Sua missão e valores determinarão o que você fará. O que motiva sua empresa a começar todos os dias e oferecer aos seus clientes?
Muitas pessoas definem a identidade de sua marca com base em sua missão e valores. Veja, por exemplo, vocca, uma empresa de calçados. O objetivo é que, a cada compra e venda de mercadorias, a vocca também doe calçados para pessoas que moram na África.
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Este é um ponto-chave de venda da marca, motivando as pessoas a comprar seus produtos, porque sei quais são as vantagens de comprar sapatos A missão da marca atrai mais atenção do cliente. Se você deseja alcançar um plano de marketing digital Você tem que começar a definir a identidade da sua marca, procurando os pontos fortes e a identidade da empresa.
Etapa 2 : Criar buyer personas (criar Buyer personas)
Você não pode criar um plano de marketing eficaz. Se você não sabe quem é o usuário, a próxima etapa de seu plano de marketing é criar Personas de Comprador para definir o público certo.
As Personas de Comprador são o grupo ideal de clientes, representando as qualidades das pessoas que você acha que seriam o público-alvo para comprar seus produtos e serviços.
Eles darão aos clientes um sonho mais tangível. Saiba quem vai comprar seus produtos. Para criar Personas do Comprador, as seguintes informações são necessárias:
- Localização
- Era
- Renda
- Cargo
- Hobbies e interesses
- Objetivos na vida
Os exemplos dados acima são essenciais para ajudá-lo a tornar suas Personas de Comprador mais tangíveis. Isso o ajudará a descobrir quem é seu público-alvo durante a execução de uma campanha.
Em muitos casos, você precisará de mais de 1 Personas de Comprador de seu interesse. Criar Personas de Comprador pode ajudar a ter um mercado de compradores diversificado.
Dependendo do interesse e das necessidades dos clientes, por exemplo, a loja de roupas possui roupas masculinas, femininas e infantis, neste caso somente temos que fazer Personas do Comprador separadas para homens, mulheres e pais.
No caso de mercados de homens solteiros, ao contrário dos homens casados com famílias de três filhos, o Buyer Personas pode ajudá-lo a entender as diferentes personalidades.
Assim, você pode fornecer as melhores e mais adequadas mensagens relacionadas ao marketing para essa pessoa, por exemplo, na venda de novos sapatos masculinos. A criação de Personas do comprador ajuda a criar um plano de marketing digital. Melhor: Porque você vai entender quem é seu bom alvo!
Etapa 3 : Defina seus objetivos
Antes de entrarmos no negócio sério, devemos primeiro definir os objetivos de quem são seus clientes, o que é uma parte importante para determinar se uma campanha de marketing eficaz pode fazer seu negócio crescer.
Os objetivos são divididos em 2 tipos: objetivos principais e objetivos secundários (Seus objetivos secundários devem ajudar a apoiá-lo para atingir o objetivo principal.)
Por exemplo: Sua empresa obtém mais 10 seguidores de e-mail, o que é um objetivo secundário para ajudá-lo a atingir seu objetivo principal com mais facilidade. Depois de definir seus objetivos, a próxima etapa importante é a medição. Iremos medi-lo usando o nome “SMART”.
SMART significa:
- Específico
- Mensurável
- Atingível
- Relevante (relacionado / relacionado)
- Oportuno
Quando você quiser definir um objetivo, saiba o que deseja alcançar. Eles têm que medir coisas específicas. Isso tornará mais fácil medir os resultados !!
Etapa 4 : escolha seus métodos de marketing digital
Você deve escolher o método certo de marketing digital para o seu negócio. Você precisa saber quais são seus objetivos, e a próxima etapa é calcular quais canais o ajudarão a atingir seus objetivos com mais facilidade.
Exemplos de métodos de marketing digital incluem:
- Otimização do mecanismo de pesquisa (SEO)
- Publicidade paga por clique (PPC)
- Marketing de conteúdo
- Marketing de email
- Social media marketing
- Influenciando o marketing
Um exemplo disso é um canal que facilita o alcance de seus clientes. Quando você começa a implementar um plano de marketing digital Você deve escolher um método que funcione para seus clientes.
Etapa 5 : Defina seu orçamento
O orçamento é uma parte importante da campanha. Você precisa saber quanto dinheiro pode ser gasto em campanhas de marketing digital antes de começar. Depois de definir seu orçamento, você precisa dividir e gerenciar as somas em cada canal de forma adequada.
E saber qual canal deve ser usado para ser apropriado e obter os resultados mais econômicos, por exemplo, você pode pensar que $15.000 por campanha é suficiente para executar a Campanha A, e provavelmente não produzirá os mesmos resultados se você gastar $1.000 na Campanha A também. Você precisa saber para quanto cada canal deve ser usado. Assim, você pode criar um Plano de Marketing Digital melhor.
Etapa 6: Avalie os resultados
Você deve sempre ter estratégia para poder medir os resultados. Isso é importante para determinar se seus esforços são bem-sucedidos. É importante que você controle os resultados para garantir as melhores campanhas.
Você pode usar indicadores-chave de desempenho (KPIs) para medir o sucesso de sua campanha. KPIs são estatísticas que o ajudarão a saber se seus objetivos foram atingidos. Não