Como ter um site mais rápido para seu negócio
Como ter um site mais rápido para seu negócio? Você já parou para pensar que, somente ter um site na internet não é uma regra de sucesso para o seu negócio? Hoje em dia, este tipo de implementação já passou a ser muito mais do que obrigação. Afinal, a internet já está por aqui há algum tempo.
Mas, então, o que mais você precisa fazer além de ter um site para divulgar sua empresa? A resposta para isso, é: muitas coisas! E uma delas, é: Como ter um site mais rápido para que o usuário não saia logo nos primeiros segundos que entrar, principalmente se você tem uma loja virtual ou algum negócio em que a transação financeira precise acontecer na página.
No entanto, há muitas dúvidas sobre como ter um site rápido e como deixá-lo mais navegável para atender a boa experiência ao usuário. E para te ajudar, separamos uma lista com 5 dicas importantíssimas a serem levadas em consideração para isso.
Acompanhe!
Como ter um site mais rápido para seu negócio – Veja 5 dicas legais
Que ter um site para seu negócio é fundamental, a gente já sabe. Afinal, as pessoas estão cada vez mais usando a internet para tirar dúvidas e encontrar soluções. Logo, quanto mais você conseguir estar presente por aqui, melhor.
Só que entre fazer isso do jeito certo ou só fazer, existe um abismo gigantesco. Ou seja, você não pode simplesmente considerar o trabalho como feito, pelo simples fato de o seu site estar no ar. Afinal, se ele não for bom, é como se você não tivesse ele.
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E a velocidade importa muito. Principalmente para aquelas pessoas que estão navegando via internet móvel, o site precisa ser muito rápido e leve, de modo a não consumir os dados e ser praticamente instantâneo. Como fazer isso? Como ter um site mais rápido para seu negócio? Com as dicas abaixo, você vai conseguir chegar lá. Continue lendo.
Não carregue imagens pesadas nos conteúdos
A nossa primeira dica e que já vai ajudar o seu site a ficar 90% mais leve, é a questão das imagens. Quanto mais imagens pesadas o site tiver, mais lento ele vai ficar para o usuário final que está ali navegando. Isto vale tanto para páginas ativas, quanto para páginas em que não há navegação.
Afinal, um site que precisa acessar o servidor todas as vezes para encontrar imagens pesadas, é um site que, ao longo do tempo, é mais lento. E se estas imagens estiverem na página que o usuário está navegando, então a experiência vai ser péssima.
Mas, o que é uma imagem leve para websites? De maneira geral, elas não podem ter muito mais do que 100 kb. Quanto mais leve ela for, melhor será a navegação. E, vamos combinar? Não é raro encontrar sites com imagens que pesam de 1 a 2mb. Isto é péssimo.
Para reduzir as imagens, você pode pedir ajuda para um profissional freelancer ou um programador que consiga fazer isso de maneira otimizada dentro do próprio site.
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Além disso, em ferramentas de edição de imagens, como o Photoshop, você consegue reduzir e exportar as imagens na função “save for web”. Assim o próprio software consegue reduzir e deixar a imagem em um formato interessante para a internet.
A nossa segunda dica de como ter um site mais rápido está relacionada com a estrutura do site em si e é um pouco mais técnica. Afinal, o código do site faz toda a diferença para que ele seja uma plataforma rápida ou lenta.
Um código sujo, cheio de imperfeições e correções na base da gambiarra, é um código que vai deixar a navegação do site altamente poluída e confusa para o usuário. Por mais que você consiga deixar o site bonito esteticamente, saiba que aquilo que está por trás das cortinas do espetáculo é o que faz a real diferença para o site funcionar bem ou não.
Portanto, contrate um programador experiente ou que entenda do assunto para que você possa fazer uma inspeção no site, de modo a entender se ele está ou não bem estruturado do ponto de vista de códigos.
O próprio Google vai preferir um site que tenha um código fonte mais limpo e dinâmico, pois o buscador quer encontrar as respostas para o usuário o mais rápido possível. E se o seu site for confuso, o Google não vai recomendá-lo nas pesquisas.
Por exemplo, se alguém pesquisa por marcas confiáveis de óleos essenciais no Google e a sua página possui milhares de linhas de código para o Google interpretar, as chances de ele não encontrar a página de óleos essenciais é realmente grande. Ou, mesmo que encontre, o Google vai optar por não ranquear nas melhores posições.
Hospede o site em uma plataforma profissional e dedicada
Mesmo que você tenha imagens leves e um código bem estruturado e profissional, de nada vai adiantar se você não hospedar o seu website em uma hospedagem dedicada e capacitada. Ou seja, o servidor que você vai subir as informações do site, também precisa ser rápido e dinâmico, esse é um dos pilares de como ter um site mais rápido.
Caso o seu servidor seja lento, por mais que o seu site seja o mais profissional do mundo, ainda assim, ele vai ser lento. Afinal, com a demora de resposta da hospedagem, o Google pode punir o domínio e, assim, fazer com que ele não ranqueie nas buscas.
E seu usuário, mais uma vez, tem uma péssima experiência. Algo que você não quer, não é mesmo?
Configure seu site para ter páginas AMP
Você já ouviu falar nas páginas AMP? Elas são páginas dedicadas a uma ultra velocidade de carregamento, de modo que o usuário clique e o conteúdo carregue de maneira instantânea.
Elas são dedicadas ao mobile, pois a navegação por dados móveis precisa ser otimizada ao máximo. Ter isto no seu site vai fazer toda a diferença.
Faça mensurações no Google PageSpeed Insights para ver melhorias
E por fim, nunca deixe de verificar como o Google analisa a velocidade do seu site. Para isso, use a ferramenta PageSpeed Insights. Ela vai indicar todos os possíveis ajustes que você pode fazer em seu código, design ou hospedagem, de modo a deixar o site bem rápido para uma melhor experiência para o usuário.