Saiba tudo sobre parâmetros de URL
Entenda como funciona os parâmetros de URL e a sua importância na estratégia de SEO
O parâmetro de URL é uma forma de transmitir informações sobre partes de um site pela própria URL. É possível inserir diversos parâmetros de URL e essa é uma maneira de otimizar uma estratégia de SEO.
A montagem de uma estratégia de SEO eficiente passa pelo entendimento dos parâmetros de URL. Para quem deseja aplicar SEO técnico, entender essa estrutura e como ela funciona é essencial. Aqui, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre parâmetros de URL.
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O que são parâmetros de URL?
Os parâmetros de URL, também conhecidos como strings de busca, são partes de uma URL inseridas nos endereços de páginas do site com o objetivo de organizar e facilitar o rastreamento do conteúdo de um site.
Dessa maneira, inserir parâmetros na URL é uma forma de passar informações sobre o endereço do site, sendo possível organizar as páginas. E o parâmetro de URL é inserido sempre após o ponto de interrogação (?).
Essa estratégia ajuda a classificar os conteúdos em cada página, o que facilita a navegação dos usuários dentro de um site. Por isso, os parâmetros de URL são bastante usados, por exemplo, em e-commerces.
Assim, é possível ordenar as páginas e determinar filtros específicos para cada categoria. Dessa forma, o usuário consegue navegar com facilidade pelo site e, com poucos cliques, chegar a uma página X.
Como funcionam os parâmetros de URL na prática?
A composição de um parâmetro de URL é feita por chave e valor, separados por um sinal de igual (=). Quando uma URL possui mais de um parâmetro, eles são separados por e (&) na URL.
Num exemplo simples, digamos que o usuário entre no site de uma loja de camisas. Ao entrar na loja, a primeira URL do usuário seria “www.lojadecamisas.com.br”. Depois ele clica na sessão de camisas de manga longa, no qual a URL é “www.lojadecamisas.com.br/camisas-de-manga-longa”.
Já ao clicar em uma das camisas de manga longa, o usuário tem acesso a uma URL parametrizada, como “www.lojadecamisas.com.br/camisa-de-manga-longa?sessionid=camisaroxa”.
Como podemos ver, os parâmetros impõem uma padronização de páginas, que servem para identificar e classificar o conteúdo. Dessa maneira, também o profissional de SEO consegue monitorar as páginas e entender de onde vem o tráfego do site, quais são as páginas mais acessadas, entre outras métricas.
Tecnicamente, o Google explica que existem dois tipos de parâmetros de URL, confira quais são eles.
Parâmetros de modificação de conteúdo (parâmetro ativo)
Esse tipo de parâmetro busca modificar o conteúdo exibido na página, a intenção é levar o usuário à página de um produto específico.
Parâmetro de rastreabilidade (parâmetro passivo)
Os parâmetros de rastreabilidade passam informações por um clique, sendo muito utilizado em campanhas de anúncios. Para rastrear o tráfego de uma campanha do Google Ads, por exemplo, o profissional de SEO insere o seguinte parâmetro: “www.dominio.com.br/?utm-source=campanhaads”.
Exemplos de parâmetros de URL
- Acompanhamento: os parâmetros de acompanhamento usam códigos de UTM para rastrear o tráfego de anúncios.
- Reorganização: esses parâmetros buscam organizar parâmetros específicos.
- Pesquisa: parâmetros que buscam encontrar páginas nos resultados de busca.
- Identificação: parâmetros usados para classificar páginas de galerias por categoria.
- Paginação: parâmetro para segmentar o conteúdo de uma categoria de um site.
- Tradução: os parâmetros de tradução ajudam a identificar páginas traduzidas para outro idioma.
- Filtro: os parâmetros de filtros são usados para categorizar campos dentro de um site.
Trabalhar com os parâmetros de URL é um dos pontos essenciais para um profissional de SEO. No site, os parâmetros de URL ajudam no rastreamento e na indexação das URLs nos mecanismos de busca.
Com isso, aprender a usar os parâmetros de URL é fundamental em uma estratégia de SEO, tanto para entender as métricas de tráfego orgânico como também para rastrear as métricas de tráfego pago.